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Qual é o papel da escola e do professor?

Já sabemos que o aluno com AH/SD tem direitos garantidos por lei, como frequentar o AEE (Atendimento Educacional Especializado), ter sua PEI ou PDI definida e acompanhada pelos profissionais da escola regular.

O acesso à educação especial e todo esse acompanhamento deve ser feito assim que há a identificação desse aluno. E é aí que está o problema inicial, não há uma identificação efetiva desses alunos e por consequência eles ficam invisibilizados.

Portanto, se a educação especial deve atender esses alunos em suas especificidades no processo educacional, o que precisa ser discutido é a formação dos profissionais que farão a identificação desses alunos.

É de grande importância formar profissionais capacitados para avaliar as necessidades, adaptar conteúdos dos programas de estudos, recorrer a tecnologia, individualizar procedimentos pedagógicos e trabalhar em conjunto com os especialistas em Educação Especial e com os pais desses alunos.

É de responsabilidade do ensinante, ou seja, do professor, se preparar para identificar e direcionar esses alunos de forma adequada e para isso é necessário estudo. (Pera, gente não me cancelem ainda!)

Porém, está a cargo das instituições de formação superior viabilizar a formação do docente voltada para a atenção à diversidade, contemplando alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e AH/SD. E na prática sabemos que essas disciplinas são ensinadas de forma superficial, não dando a expertise necessária para que os professores consigam fazer esse trabalho de forma adequada.

O que nos leva ao segundo ponto, a capacitação de forma continuada desses professores através das instituições de ensino as quais eles estão ligados. As escolas, precisam investir na formação continuada dos professores, pois esse é um fator determinante para a inclusão, pois dá ao professor os subsídio necessário para reconhecer as crianças que se destacam e guiá-las de forma adequada através da aprendizagem.

Imagem gerada pela IA Copilot

Essa parte ficou bem resumida, pois não tenho a intenção de criar um artigo que gere respostas ou opções às dificuldades de inclusão dos alunos com AH/SD.

A intenção é resumir o conteúdo do módulo e criar um espaço de conversa e disseminação de informação.

Deixem nos comentários do post aqui no site o que acharam. Se você é profissional que lida com esse público, deixe aqui suas considerações também!

Muito obrigada a quem chegou até aqui!

Preparadas pro próximo tema? Em breve trago os resumos pra cá!

Beijos, Simone

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