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Características de uma criança com AH/SD

A superdotação é um conceito multidimensional que não se limita apenas à capacidade intelectual medida pelo QI. Existem várias maneiras de identificar e reconhecer a superdotação, e essas crianças podem se destacar em diferentes áreas.

Aqui estão algumas considerações sobre esse aspecto:

Habilidades Específicas:

Crianças podem demonstrar habilidades excepcionais em áreas específicas, como música, arte, esportes, liderança ou habilidades sociais, sem necessariamente ter um QI elevado.

Criatividade e Pensamento Divergente:

A criatividade e a capacidade de pensar de maneira inovadora são aspectos importantes da superdotação. Algumas crianças podem ser extremamente criativas e pensar fora da caixa, mesmo que suas habilidades intelectuais gerais não sejam excepcionalmente altas.

Desempenho Acadêmico e Motivação:

Algumas crianças superdotadas podem não se destacar em testes de QI, mas mostram um desempenho acadêmico superior devido à sua motivação intrínseca, interesse profundo em determinados assuntos e habilidades de estudo avançadas.

Habilidades Práticas e Manuais:

Existem crianças com habilidades práticas ou manuais extraordinárias que não são necessariamente captadas por testes de QI. Elas podem ser excepcionalmente talentosas em áreas como engenharia, carpintaria, culinária ou mecânica.

Capacidades Socioemocionais:

Algumas crianças superdotadas possuem habilidades socioemocionais avançadas, como liderança, empatia, e habilidades interpessoais que não são medidas por testes de QI, mas que são indicadores importantes de superdotação.

Aprendizagem Autodidata:

A capacidade de aprender de forma independente e autodidata é uma característica de muitas crianças superdotadas. Elas podem desenvolver conhecimento profundo em áreas de interesse pessoal sem orientação formal.

Testes de QI e Limitações:

Testes de QI têm suas limitações e podem não capturar toda a gama de habilidades e talentos de uma criança. Fatores culturais, socioeconômicos e emocionais também podem influenciar o desempenho em testes de QI.

A identificação de superdotação deve ser feita de forma holística, considerando múltiplos critérios, como desempenho acadêmico, criatividade, habilidades específicas, motivação, e observações de professores e pais.

Para apoiar adequadamente crianças superdotadas, é crucial utilizar uma abordagem abrangente na identificação e desenvolvimento de seus talentos, proporcionando um ambiente que estimule todas as áreas do seu potencial.

As características descritas aqui podem se manifestar de maneira construtiva, favorecendo a aprendizagem e boa socialização ou podem se manifestar de forma dificultadora e limitadora de relações. Pois o ambiente pode favorecer ou desfavorecer que essas habilidades sejam demonstradas.

Em um ambiente escolar e familiar que inibem a criança com AH/SD, todas essas habilidades podem se tornar motivo de exclusão e intolerância. Muitas crianças com AH/SD são vistas como sabichonas, “diferentes”, afrontosas e isso as isola dos demais.

Imagem criada com IA Copilot

O conteúdo sobre esse tema continua. No próximo post eu escrevo sobre como as escolas podem atuar para identificar e apoiar as crianças com AH/SD.

Acompanhem e deixem seu comentário no fim do post.

Até la!

Simone Rocha

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