Eu achava que Maria não precisava de suportes visuais até ela começar a perguntar todos os dias quando chegaria o aniversário dela. Era começo do ano e o aniversário era só em junho. Então, a primeira pista visual foi um calendário para que ela fosse marcando os dias com um X e finalizasse no dia.
À medida que fui dando autonomia para as tarefas do dia a dia, fui percebendo outras dificuldades de rotina. Por exemplo, quando ela ia para o banho, fazia tudo, menos tomar banho. Entendi que ela não sabia onde começar e os passos a seguir até finalizar o banho.
De início a gente ia falando o que tinha que ser feito, mas ela foi reivindicando mais privacidade e eu decidi comprar uns banners para deixar no banheiro.
Comprei o do passo a passo do banho e o de escovar os dentes e colei dentro do box e perto do espelho da pia. Dessa forma ela não precisa mais ficar chamando ou ficar “viajando” sem saber o que fazer.
Esse tipo de suporte ajuda muito a dar autonomia, principalmente para uma criança que já reivindica essa autonomia. Eu, achava que com o tempo ela aprenderia sozinha. Mas as dificuldades da Maria são exatamente nas rotinas e no suporte emocional, então percebi que ela crescia e essas dificuldades permaneciam. Optei por ajuda-la ao invés de deixar aprender com estresse e dependência.
Pode parecer que demos um passo para trás, mas na verdade tem sido excelente para ela. Hoje eu me pergunto porque não fiz isso a mais tempo. Talvez porque eu tenha criado na minha cabeça que era uma atividade simples demais para requerer suporte (aquele capacitismo residual né?). Mas hoje compreendo a necessidade e importância desse recurso.
Para explicar melhor o que é o suporte visual, trouxe para vocês um artigo do Instituto Neurosaber, acompanhe abaixo e leia até o final, tem recompensa, hein!
Suportes visuais, estratégias visuais e dicas visuais são termos gerais para ferramentas que apresentam informações por meio de símbolos, fotografias, palavras escritas e objetos.
Apoios visuais e estratégias são usados para ajudar crianças autistas a melhorar suas habilidades no processamento de informações, compreensão e uso da linguagem e compreensão e interação com seu ambiente físico e social.
Os suportes visuais podem ter muitos propósitos. Por exemplo, você pode usá-los para ajudar as crianças a saber o que está acontecendo a seguir, para sinalizar uma mudança na rotina normal ou para ajudar as crianças a realizar tarefas sem que os adultos lhes digam o que fazer.
Os suportes visuais podem ajudar as crianças com autismo a encontrar maneiras eficazes de se comunicar usando recursos visuais em vez de informações auditivas.
A maioria das crianças com TEA são aprendizes visuais. Os suportes visuais expandem a capacidade de uma criança com autismo de interagir com o ambiente ao seu redor.
Eles podem dar às crianças um senso de autonomia e permitir que façam escolhas e expressem necessidades. Eles também ajudam as crianças a compreender os ritmos diários e a contribuir para suas atividades.
Coloque os recursos visuais onde forem necessários
Certifique-se de que sejam funcionais! Você precisa colocar os recursos visuais onde sejam facilmente acessíveis e prontos para uso. Não adianta colocá-los em uma gaveta ou pendurá-los onde a criança não possa vê-los.
Use suportes visuais para rotular
Rotular diferentes áreas e os materiais ajudará as crianças com autismo a entenderem o que vai para onde.
Use para mostrar programações e ordem de eventos
Eles ajudam nossos pequenos a compreender e se preparar para as próximas atividades. Pense em como é importante para nós saber nossos horários e o que vem a seguir na agenda.
Pode ser difícil para eles processarem e lembrarem a sequência das atividades diárias, então o uso de uma programação visual os ajuda ao longo do dia e pode reduzir o estresse.
Você também pode usar programações visuais em uma atividade ou centro específico para que a criança saiba as etapas a serem concluídas nessa atividade específica.
Rotinas do dia a dia
Os suportes visuais podem ajudar a ilustrar as etapas de rotinas familiares. Atividades como trabalhos em classe, projeto de arte ou tarefas domésticas podem precisar da ajuda extra de recursos visuais para mostrar exatamente o que fazer.
Atividades especiais como viagens de campo e festas de classe também são um ótimo momento para usar recursos visuais.
Use suportes visuais adequados à idade
Certifique-se de que os recursos visuais estejam no mesmo nível das habilidades cognitivas da criança e sejam adequados à idade.
Pode não ser apropriado usar imagens de desenho animado para crianças mais velhas. Você também pode usar fotos reais como recursos visuais.
Muito interessante não é? E essa ferramenta pode ajudar muito tanto os autistas pequenos até os adultos, é só usar a linguagem correspondente para cada idade.
Como eu disse acima, vou deixar uma recompensa para vocês! Eu criei 4 painéis de rotina para você baixar grátis e imprimir. Não são rotinas personalizadas, mas que podem ajudam na introdução do recurso e ajudar os pequenos no dia a dia.
Para baixar clique na imagem:
Espero que gostem e que realmente ajude na organização da rotina aí na sua casa.
Me contem hein! Me marquem e mandem fotos!
Um abraço
Simone Rocha 💜🐞
——————————————————————————————————————–
Me siga nas redes sociais
Instagram: @maedejoaninha
Facebook: Mãe de Joaninha
Em breve no Youtube!