Quando me tornei mãe eu entrei em vários grupos de mães para aprender e trocar experiências. De alguns saí bem rápido, outros eu fiquei e quando descobri que Maria era autista eu revisitei esses grupos e buscava na lupa sobre o tema.
É muito comum nesses grupos as mães postarem fotos das “artes” dos filhos e vir a enxurrada de outras mães sugerirem que a criança precisa de limites (no caso, uns tapas).
Uma coisa que me incomodou muito foi quando li em uma discussão em um desses grupos que eu não castigo ou não bato na minha filha porque ela é autista. Que eu não poderia fazer isso, porque ela não entende o que faz.
Primeiramente, ela entende sim, viu! O fato dela não ter controle sobre a frustração e agir de forma impulsiva não quer dizer que ela não compreenda as coisas que faz.
Deduzir isso é o que? Ah é… é capacitismo. A onda do anjo azul puro e inocente bugou a compreensão das pessoas sobre o que realmente é autismo.
E sobre agressão contra criança…. nenhuma criança deveria ser agredida para ser educada. Não é só minha filha autista não. NENHUMA!!!
A criança precisa ser instruída e educada em cada etapa da vida, respeitando o desenvolvimento cognitivo dela. Na criança autista essa compreensão pode demorar mais a se desenvolver, mas ela não é inexistente.
Dizer que uma criança autista de 3 anos que joga suco no chão não pode bater, mas uma criança típica pode, é crueldade demais. Nenhuma das duas deve ser agredida!
As duas crianças devem ser educadas na base da compreensão e acolhimento. As duas devem ser instruídas sobre o que é correto ou não. Porém a criança autista precisará de reforços mais consistentes.
Essa afirmação de que não pode bater porque é autista é tentar normalizar um comportamento abusivo com as demais crianças, que igualmente não deveriam ser agredidas.
Não sei se fui clara, mas a síntese é: tá errado não agredir porque é autista. Não se deve agredir porque é um ser humano em formação. Porque criança tem direito à integridade física e emocional. Porque criança é gente.
O mundo tá tão o virado que a gente tem que vir aqui falar que criança é gente e tem direitos. Que terrível!
Me contem nos comentários se você já leu algo assim relacionado ao seu filho.
Um abraço
Simone Rocha 🐞💜
——————————————————————————————————————–
Me siga nas redes sociais
Instagram: @maedejoaninha
Facebook: Mãe de Joaninha
Youtube: @maedejoaninha
——————————————————————————————————————–
Para conseguir me dedicar ao projeto Mãe de Joaninha e sempre trazer coisas legais, preciso do apoio de vocês:
Loja Shopee: https://mycollection.shop/selecaodeofertasmdj
Loja Magalu: https://www.magazinevoce.com.br/magazinemaedejoaninha/
Amazon livros: https://amzn.to/3FOgmY3
Mãe de Joaninha Store (Lojas Marisa): https://www.marisa.com.br/?socia=maedejoaninha